Suíça - Ticino - Miradouro "Sasso delle Parole (panorama)"
- Tânia Filipa
- 23 de mai. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 26 de mai. de 2022
Fui à Suíça outra vez e desta vez vou contar-vos tudo! Tal como das últimas vezes, fiquei no Ticino mas o cantão é tão bonito que apesar de ter ido a sítios que já conhecia, encontrei também imensos locais novos e tenho ainda muitos outros que irei visitar com certeza numa próxima visita.
Na publicação de hoje quero dar-vos a conhecer o miradouro "Sasso delle Parole". Além de um miradouro, existe também um trilho que liga a aldeia desde a Via Casoro até ao miradouro, que os mais aventureiros poderão experimentar. Nós não fizemos o trilho portanto foco-me apenas no miradouro.

O miradouro tem um parque de estacionamento gratuito (Parkplatz zum Sasso delle Parole) em Via Agra, na Collina D'Oro, que fica bastante próximo e que tem o caminho para o miradouro bem identificado. O caminho é muito natural, quase sem intervenção humana mas seguro e curto. Talvez demore menos de 5 minutos a ir a pé desde o parque até ao miradouro, mas infelizmente como o chão não é direito, não é adequado para pessoas com muitas dificuldades de mobilidade nem para cadeiras de rodas ou carrinhos de bebé.
Do miradouro têm-se uma vista que é algo comum naquela zona da Suíça mas que é absolutamente magnífica. Em primeiro plano fica o Lago de Lugano e por detrás do lago existem montanhas em todas as direções e fica muito clara a fronteira entre a Suíça e Itália, que naquela zona são separadas pelo lago. Do miradouro e ao estarmos de frente para o lago vemos Itália, à direita fica Caslano, uma pequena cidade Suíça, e à esquerda vemos Brusimpiano, pertencente a Itália.

Ainda que este seja um miradouro que vale a pena em qualquer estação do ano, importa ter em conta que com nevoeiro pode ser impossível ver parte a ou totalidade da paisagem, estragando um pouquinho o objetivo do passeio.
Comments