A minha primeira aula de equitação
- Tânia Filipa
- 4 de abr. de 2022
- 2 min de leitura
Esta aula foi uma verdadeira surpresa já que eu não tinha ideia nenhuma de como seria o percurso. Na verdade, eu estava super nervosa por não saber nada sobre cavalos e não ter ideia do que esperar. No final de contas, não foi nada do que eu tinha imaginado, foi muito melhor!
Como se estrutura a aprendizagem:
Na escola em que eu estou, existem três níveis de aprendizagem e os alunos transitam entre níveis à medida que vão estando prontos, independentemente do número de aulas que tenham.
O nível de principiante é aquele por onde toda a gente começa, independentemente da idade. É aqui que eu estou! Neste nível, o controlo do cavalo é completamente feito pelo treinador. O treinador decide os movimentos do cavalo, incluindo a direção que este deve tomar, o passo a cada momento, e a velocidade de cada passo. Por não ser necessário dar indicações ao cavalo, neste nível não existem rédeas nem estribos (apoios para os pés), mas existe um sítio para colocarmos as mãos e nos segurarmos sempre que necessário. Aqui, o mais importante é aprender a postura correta, aprender a criar laços com o cavalo, e a sincronizar os nossos movimentos com os do cavalo, para que no futuro consigamos manter o nosso equilíbrio nos vários passos e velocidades sem necessitarmos de usar as mãos ou as pernas, que servirão apenas para dar instruções ao cavalo. Estas aulas são individuais e duram cerca de 25min.
Mais tarde, vai existir um nível em que se aprende a dar instruções ao cavalo. Aqui já não existe nenhum tipo de apoio para as mãos, mas existem as rédeas e os estribos e apesar de o professor também ajudar com instruções, o objetivo é aprender a manusear o cavalo, dando-lhe indicações por nós mesmos. Tal como as anteriores, estas aulas são individuais e duram cerca de 25min. Finalmente, existem aulas de sela. Estas aulas dividem-se em 4 subníveis, são dadas em grupo e têm a duração aproximada de 40/45min. Sobre estas aulas, falo-vos mais tarde, se algum dia chegar a este nível.

O funcionamento da aula:
As minhas aulas foram desde o início a cavalo e o professor ia introduzindo toda a matéria teórica necessária enquanto eu me ia habituando ao cavalo. Nesta primeira aula, só andei a trote e a galope durante uma volta ao picadeiro, todo o resto da aula foi a passo.
Começamos com algumas voltas de introdução, em que o cavalo andava devagar e eu estava sentada com as mãos agarradas a aprender apenas a postura costura. Depois, o professor foi introduzindo exercícios simples para aquecer as várias partes do corpo (exemplo: rotação dos pés e do pescoço). Com o avançar da aula, passámos para uma volta a trote e acabámos com uma volta a galope.
A minha opinião:
Esta aula foi incrível e só gostava de ter experimentado mais cedo! Contudo, há que relembrar que equitação é um desporto; no meu caso, eu acabei por ficar ligeiramente dorida no fim desta aula. Por outro lado, ao chegar a casa reparei que tinha nódoas negras em ambas as pernas, o que me mostra que estava claramente mal sentada, mas para a próxima há correr melhor!
Comments