A história por detrás do Logótipo da Pulguita
- Tânia Filipa
- 7 de mar. de 2022
- 1 min de leitura
Como é sabido, a Pulguita enquanto blog iniciou em Janeiro de 2022 mas o conceito já existia muito antes disso. A Pulguita começou, como o meu heterónimo no ano de 2013. De qualquer forma, nem sempre houve um logótipo associado ao termo. Na verdade, o logótipo surgiu muito mais tarde, no início de 2020, no seguimento de um curso de fotografia.
Parte do curso de fotografia era sobre edição de imagem em vários softwares e eu decidi focar-me no GIMP, um editor de imagem gratuito e open source. Eventualmente, o curso evoluiu para uma fase sobre a criação de logótipos e de marcas de água.

O logótipo da Pulguita é inspirado numa fotografia que eu tirei. A fotografia continha uma árvore que estava sozinha ao lado de uma estrada nacional, rodeada apenas por alguma vegetação rasteira. Assim, o logótipo pretende representar essa árvore, em toda a sua simplicidade e beleza, ao mesmo tempo que mostra a sua força no intrincar dos seus ramos. Quanto às cores, o preto representa o quão isolada aquela árvore estava, ao passo que o cor de rosa foi escolhido para mostrar a força e a vida por detrás daquele ser vivo, apesar das dificuldades a que estava sujeito naquela época. Em suma, apesar de simples, o logótipo da Pulguita destaca aqueles que são os seus valores.
Commentaires