Dicas para fazer pequenas vendas em segunda mão - Parte 2
- Tânia Filipa
- 14 de fev. de 2022
- 4 min de leitura
Esta semana ficam concluídas as minhas dicas de boas práticas para vendas online de artigos em segunda mão. Para quem já leu a primeira parte, espero que tenha sido útil e que esta parte seja igualmente do vosso interesse. Para quem acabou de chegar, faz sentido começar por ler a parte 1.
- Publicar um artigo por dia
Na maior parte das plataformas, a consistência no tráfego de uma página importa mais do que um pico de visitas enorme seguido por períodos de abstinência. Então, se tivermos por exemplo 3 coisas para pôr à venda, é mais interessante do ponto de vista do número de visitantes do site publicar 3 dias consecutivos do que publicar tudo ao mesmo tempo. Isto é especialmente verdade quando as coisas que pretendemos vender pertencem à mesma categoria de vendas. Desta forma, estamos a aumentar o tráfego da nossa página de vendas, fazendo com que esta seja mais vezes sugerida pela plataforma de vendas, funcionando como uma bola de neve, que no fim resulta potencialmente em mais vendas e em vendas mais rápidas.

- Publicar primeiro os artigos que têm mais probabilidade de ser vendidos rapidamente
Pelo que foi explicado anteriormente, páginas com mais tráfego ou com mais vendas são destacadas, gerando mais tráfego e mais vendas. Portanto, é importante que as primeiras publicações sejam o mais populares possível. Para dar este impulso inicial, nos primeiros dias pode-se publicar a um ritmo superior ao dos dias seguintes. Além do mais, apesar de o objetivo ser poupar o planeta e a carteira, artigos de mulher direcionados a clientes jovens de lojas de fast-fashion, tal como roupas de sair à noite para jovens mulheres, são os mais rápidos a ser vendidos.

- Encontrar as horas que funcionam melhor em cada plataforma
Nas plataformas internacionais em que existem mais utilizadores é onde se consegue vender os nossos artigos mais rapidamente e por preços menos negociados. Mas nessas plataformas é também onde são publicadas mais coisas e, por isso, os nossos artigos passam facilmente para o meio de outros e acabam enterrados ao fim de várias páginas onde vão ter pouca visibilidade. Para combater este fenómeno, uma das dicas mais importante é publicar nas horas em que as plataformas têm mais pessoas à procura de coisas para comprar. Obviamente que os horários vão mudando dependendo da plataforma usada e as plataformas não divulgam estes dados, mas é possível ter uma ideia ao fazer publicações idênticas em diferentes horários. Por norma, os fins-de-tarde dos dias úteis funcionam bem.
- Responder e estar disponível para esclarecimentos adicionais
Não vale de nada ter tudo muito certinho se depois quando alguém tem uma questão nós não respondermos. É verdade que nem todos os clientes são fáceis mas ao sermos antipáticos ou ao ignorarmos mensagens a probabilidade é que a venda não vá acontecer. Isso não quer dizer que devamos dar o nosso número de telefone a toda a gente e estar disponível constantemente, longe disso, mas devemos fazer uso dos serviços de mensagens disponibilizados pelas plataformas de venda e verificá-los a cada dia ou dois dias. Mas, quanto mais rápido se responder, maior é a probabilidade de conseguir finalizar a venda.
- Envios rápidos
As dicas a partir daqui, não contam diretamente para aumentar a nossa probabilidade de vender um artigo per se, mas ajudam a deixar uma boa impressão, garantindo avaliações mais positivas e talvez até novas compras por parte da mesma pessoa. No caso dos envios, quanto mais rápidos forem feitos, melhor. Idealmente, os produtos seriam enviados no dia da compra mas é importante encontrar o balanço entre a rapidez e a praticidade, especialmente para quem vive mais longe das grandes cidades. Eu diria que enviar duas vezes por semana é, talvez, o equilíbrio perfeito, pois não causa muito transtorno a quem vende, não é demasiado chato para quem compra e evita esquecimentos e desistências.

- Embalagens cuidadas e/ou reutilizadas
Ainda que existam inúmeras motivações para comprar online em segunda mão, muitas pessoas gostam especialmente da ideia de aumentar os ciclos de vida dos produtos, protegendo assim o nosso planeta, mas isso não faz sentido se comprar em segunda mão utilizar quase tantos recursos como comprar artigos novos. No meu caso, eu uso caixas de cartão de cereais ou outras que tenha aqui por casa e nunca tive nenhuma reclamação, bem pelo contrário, já recebi elogios pela forma como embalo. Mas atenção, embalar em caixas usadas não é sinónimo de embalar mal nem de ter menos cuidado, especialmente com artigos que possam ser mais frágeis.
- Entregas de brindes de agradecimento
Por fim, uma coisa que algumas pessoas gostam de fazer é colocar pequenos brindes nos seus envios. Por norma são coisas sem grande valor, que não ajudam necessariamente a aumentar o número de vendas mas que fazem do mundo um siítio melhor e que muitas vezes colocam um sorriso adicional a quem recebe os produtos. Os brindes mais comuns são pequenos bombons, cartões de agradecimento, ou embrulhos personalizados, sendo que os embrulhos são mais comuns na compra de trabalhos manuais do que na compra de artigos em segunda mão. Nota: em grande parte das vezes, as pessoas vão agradecer os brindes recebidos ou mencioná-los de forma agradável nas críticas, mas há também pessoas que ignoram ou criticam.

Espero que estas dicas vos sejam úteis. Boas vendas :)
Bình luận