"Revelação Inesperada" - A Crítica
- Tânia Filipa
- 18 de ago. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 28 de ago. de 2022
Não vos quero contar já como acaba a história, mas este livro é fascinante porque consegue de facto manter o suspense apesar das desconfianças ao longo dos capítulos. É um livro que traz de facto uma grande e inesperada revelação no seu final!

Em termos de forma...
O livro original é de 2008, escrito em Inglês, por Andrea Kane, uma escritora muito proeminente na escrita de livros de romance e suspense. Contudo, eu li a versão publicada pela Editorial Presença, que está muito bem traduzida para português por Manuela Madureira. Na edição que eu tenho, o livro de 341 páginas, é o 19º de uma coleção de livros chamada "Minutos Contados".
Quanto ao conteúdo:
É um livro de leitura rápida que está, normalmente, nas prateleiras junto a outros policiais ou categorizado como sendo um thriller. E, apesar, de não ser um livro com o qual se aprende imenso, é uma companhia muito agradável. Não é a típica história em que acaba tudo bem, até porque começa e se desenrola à volta do homicídio dos pais de uma criança. Porém, o livro passa-se bastantes anos após o homicídio e contem apenas personagens adultas.
Na minha opinião, o texto é gráfico como seria de esperar em qualquer livro, mas não demasiado, trazendo aqui a conjugação perfeita entre aquilo que nós precisamos de saber para visualizar a história no nosso cérebro e aquilo que seria tão violento que podia ser difícil para certas pessoas de seguirem com a sua leitura. Além da violência que é retratada em certos capítulos do livro, este tem também algumas cenas íntimas explícitas. Por isso mesmo, apesar de ser um livro para adultos, é também, penso eu, adequado a adolescentes, é necessário que cada um decida a sua tolerância a textos violentos e a textos íntimos.
Em "Revelação Inesperada" não são feitas muitas referências a factos externos, pelo que se torna muito fácil de entender o livro mesmo que não estejamos tão familiarizados com a cultura americana. Mesmo assim, importa referir que os nomes das personagens, apesar de serem simples e bastante distintos uns dos outros, são tipicamente americanos, o que pode baralhar alguns leitores. Nesse sentido, fiz uma publicação sobre as personagens e as ligação entre elas que vocês podem consultar durante a leitura sem terem spoilers da história. Podem ver essa publicação em https://taniabras94.wixsite.com/pulguita/post/revela%C3%A7%C3%A3o-inesperada-as-personagens.
Comments